O que é a Cultura DevOps ?

Esse artigo visa dar uma orientação no que se refere a cultura DevOps, visto que muitas empresas no Brasil não possuem a cultura consolidada ou tem

uma visão equivocada da cultura.

Para existir uma cultura DevOps devemos saber o que não se encaixa na cultura, assim torna-se muito fácil a sua compreensão.

Muitas empresas imaginam que basta ter uma equipe ou Squad e simplesmente envolver somente ferramentas. DevOps não são só ferramentas,

são um conjunto de conceitos de trabalho que envolvem colaboratividade, trabalho em equipe, comunicação efetiva entre os colaboradores, diversidade

o que da maior número de opiniões, cultura da não culpa, empatia, foco no time, e não no individualismo, ou seja uma cultura que exige colaboradores

que saibam trocar experiências e serem multidisciplinares.

Para existir uma cultura DevOps devemos saber o que não se encaixa na cultura, assim torna-se muito fácil a sua compreensão.

Muitas empresas imaginam que basta ter uma equipe ou Squad e simplesmente envolver somente ferramentas. DevOps não são só ferramentas,

são um conjunto de conceitos de trabalho que envolvem colaboratividade, trabalho em equipe, comunicação efetiva entre os colaboradores, diversidade

o que da maior número de opiniões, cultura da não culpa, empatia, foco no time, e não no individualismo, ou seja uma cultura que exige colaboradores

que saibam trocar experiências e serem multidisciplinares.

Muitas equipes dependem de profissionais especialistas em que somente ele resolve a situação de uma empresa quando se tem uma crise num ambiente de

sustentação, o que não corrobora com o principio de que cada integrante do time seja um fator importante. Nesse sentido uma visão mais abrangente é

necessaria, com um olhar para o todo e não individual. Existem vários tipos de profissionais DevOps (1), o ideal seria um perfil que tenha varias

especialidades (E-shaped) mas que possua uma mentalidade de colaboratividade o que diferencia da metodologia Scrum.

Também não se pode conferir ao DevOps um cargo pois trata-se de uma Cultura, ou seja é algo muito mais abrangente. Numa cultura voltada com essa motivação

o time de desenvolvimento e operações são envolvidos a gerarem uma melhoria continua em seus resultados, eliminado desperdícios e tempo, ai é onde entra a automação

para evitar falhas humanas em situações repetitivas.

DevOps envolve que a empresa mude todo seu conceito num pensamento de entrega de lotes pequenos ao cliente num fluxo único e continuo, o que é caracterizado por CI/CDe

implantação continua. CI ou integração continua seria o ato de prover um código mas que ainda não foi implantado em produção, e somente depois de aprovado podemos trata-lo

como CD ou entrega continua, os dois termos juntos são a implantação continua.

E como fazer para que exista um alinhamento que preencha esses requisitos... Simplesmente adotando os preceitos de transparência onde cada área consegue ter visibilidade do todo, começando

da gestão de pessoas que é a porta de entrada para profissionais com perfis voltados a isso e que seguem todos os preceitos já ditos acima, ou seja que realmente possuem envolvimento com

todo o time. Uma empresa que coloca utiliza em seu foco de gestão o comando e controle não pode ser caracterizada como DevOps.

Também não pode ser caracterizado por um dos pilares já ditos que é a automação pois exige uma mudança de paradigma de toda a organização. Tenho um artigo que descrevo porque percebi que gostava

dessa cultura, assim mostro momentos em que atuei em automação mas também que já tinha uma visão de que o trabalho em equipe era importante e que trazia a empresa produtividade.

Como essa área é nova no mercado em sua expansão no mercado muitos profissionais possuem receio de trabalhar num ambiente colaborativo onde há frequente troca de experiências pois

se não tiverem a mentalidade da cultura acreditam que a passagem de conhecimento pode causar desemprego ou perda de produtividade. Quando a visão deveria ser que todos atuando numa

entrega e sendo parte do todo cada vez mais terão maior conhecimento e uma entrega com valor agregado ao cliente. Esse ponto é um dos que considero cruciais numa transformação digital

de uma empresa.

A cultura da culpa também é um fator importante, muitas empresas ainda possuem uma visão de que penalizar um profissional irá mudar os rumos. Essa visão é o oposto do que se prega na

cultura, ou seja lotes pequenos são entregues ao cliente e se houver falha são revertidos facilmente o que elimina essa premissa, e se trabalha em um ambiente mais sadio e com qualidade

de vida. Aprender com os erros faz parte do crescimento de uma empresa, e visa sempre a uma melhoria continua dos processos. Pequenos lotes causam pouco impacto e entregues ao cliente final

de forma rápida, assim o cliente sente que já esta recebendo pelo que adquiriu. Não há mais aquela visão de um código monolítico em que se demora muito tempo em seu projeto e não se sente

atendido pois ao final fatalmente terão de haver mudanças o que causa mais desconforto e o sentimento de que a expectativa já não é mais a mesma a proposta inicial.

Enfim todos esses pontos exigem uma mudança de mentalidade pois representam uma ruptura de conscientização para outra. Acredito que se uma empresa não seguir esse caminho de passar num processo

de afunilamento, somente as que seguem a cultura sobreviverão, as outras até poderão sobreviver mas estarão restritas a nichos restritos de mercado.

Referencias:https://leonardo-matsumota.com/2019/04/29/perfis-i-shaped-t-shaped-e-e-shaped/


  • Autor - Marlon Bastida
  • Date - 08 novembro, 2020
Artigo